Cirurgia geral - Perguntas respondidas
-
Olá!
Embora a dor causada por pedras na vesícula seja classicamente sentida no lado direito ou no centro do abdômen, em alguns casos, o desconforto pode se manifestar em outras regiões, incluindo o lado esquerdo. No entanto, é importante considerar que a dor no lado esquerdo do abdômen pode ter diversas outras origens.
A dor característica da crise de vesícula, conhecida como cólica biliar, geralmente se localiza no abdômen superior direito, abaixo das costelas. Essa dor pode ser intensa e irradiar para as costas ou para a região do ombro direito. A presença de uma pedra na vesícula de 3 cm é significativa e pode ser a causa de dores abdominais.
Contudo, é fundamental estar ciente de outras possíveis causas para a dor no lado esquerdo do abdômen, que incluem:
Problemas gastrointestinais: Gastrite, pancreatite, diverticulite (inflamação de pequenas bolsas no intestino grosso) e excesso de gases são causas comuns de dor nessa região.
Questões renais: Pedras nos rins ou infecções renais do lado esquerdo podem provocar dor que irradia para o abdômen.
Problemas no baço: Embora menos frequente, problemas no baço, um órgão localizado no lado esquerdo superior do abdômen, podem causar dor.
Questões ginecológicas: Em mulheres, cistos ovarianos, endometriose ou uma gravidez ectópica podem ser a fonte da dor.
Problemas musculares ou na coluna: Dores irradiadas de problemas na coluna ou contraturas musculares também podem ser sentidas no abdômen.
É recomendado que procure um médico especialista a fim de compreender melhor seus sinais e sintomas correlacionando com o exame físico, eventuais exames laboratoriais e de imagem para que possamos definir a real origem do sintoma e traçar a melhor conduta.
Espero ter colaborado e desejo melhoras.
Att.
-
Colelitíase assintomática tem uma indicação relativa para cirurgia, ou seja, não há uma indicação imediata. Porém pacientes com cálculos maiores de 2,5cm já tem indicação cirúrgica mesmo sendo assintomáticos. Diabéticos, imunossuprimidos também devem ter uma avaliação para cirurgia. Outro grupo de assintomáticos que possam ter indicação cirúrgica, são pessoas com uma expectativa de vida longa, para evitar complicações futuras.
Dr. Claudio Miguel Carpes da Silva RodriguesCirurgia GeralCirurgia do Aparelho DigestivoSantos / SPSolicitar agenda
-
Pode ser um granuloma, infecção ou persistência do úraco. Seria bom passar por um cirurgião geral pra avaliar.